Social Items




Se você está lendo esse artigo creio que já tenha passado por uma situação semelhante a essa:
Você está conhecendo uma pessoa, no shopping ou em praça pública (o local é o de menos). Estão se dando bem, a interação está descontraída e com várias questões bem comuns.... Qual o seu prato favorito? Quais os seus hobbies? Tudo nos conformes até que então surge a tão temida pergunta: - O que você faz?

Xiiii…aí o bicho pega…Você começa a gaguejar, alguns até suam frio. Realmente não é fácil.

A grande questão

Para todo freelance, blogueiro ou microempreendedor independente essa pergunta pode não ser tão simples de responder. Se você assim como eu já passou por várias situações desconfortáveis por não saber ao certo com responder essa pergunta da melhor maneira.

“Sou design freelance”.

“Eu tenho um blog”

“Eu faço trabalhos independentes”

Na maioria das vezes é possível perceber a expressão de dúvida, tipo: “Como assim? ”, “Esse cara só pode ser doido” ou “Ah tá que bom”. Se você não tem um emprego comum como vendedor, garçom ou embalador de supermercado, é provável que a maioria imagine “que diabos é isso mesmo”, isso por que as pessoas não têm noção do que você faz. Mas calma! Nem tudo está perdido. É justamente por isso que eu estou aqui, para lhe mostrar uma estratégia que eu aprendi que deu super certo.

A Solução

Procure ver mais o valor que você passa as pessoas ao invés do nome
 que você criou para se apresentar.
Que tal tentar uma desses da próxima vez:
Ao invés de dizer eu sou um designer freelance, tente: “E ajudo pequenas e médias empresas a construir uma presença consistente, seja na internet ou com material de divulgação.
Ao invés de dizer que é um microempreendedor independente, tente:
“Eu tenho um negócio de roupas focado nas pessoas com uma renda reduzida ou que tem dificuldade de tempo e locomoção”.

Ao invés de dizer que você é um bloqueio, tente: “Eu um site onde ajudo empreendedores e profissionais das mais diversas áreas a se desenvolverem seja profissionalmente ou economicamente”.

O grande segredo é focar apenas no diferencial e como o seu negócio facilita a vida das pessoas. Isso não vai só te deixar marcado na mente de seus novos amigos como vai te dar mais chance de falar ainda mais sobre o seu trabalho e quem sabe o seu novo amigo pode te indicar para uma pessoa que ele conheça que precise dos seus serviços.
Além disso, é preciso usar um vocabulário adequado, para que a pessoa com você está conversando realmente entenda. Não adianta você falar em linguagem técnica tipo WordPress, HTML, taxa de conversão ou qualquer coisa do gênero. Já pensou? Você começa a falar de um assunto desses a pessoas não vai entender nada e você vai ficar mais enrolado ainda. Por isso seja simples, se expresse de maneira clara e fácil de entender.

Pratique!

      Alguém já deve ter lhe dito, “A prática leva a perfeição! ”.... Sim, esse é um ditado que nunca envelhece. Por isso pratique muito, provavelmente ao ler os exemplos acima você deve ter pensado, “hum, vou fazer isso na próxima vez”. Só que simplesmente decorar essas frases não basta para se apresentar e contornar a situação. E sugiro que você guarde alguns minutos do seu dia para essa prática, seja pela manhã, ao dormir ou quem sabe agora mesmo, liste tudo que vai dizer. E empregue por um tempo falando em alto e bom tom, frente ao espelho, de cabeça erguida e com postura até que o discurso se torne natural. Assim da próxima vez em que alguém lhe fizer a tal pergunta, você estará preparado.

Vamos recapitular?

ü     x - Foco no seu valor (pense em tudo de bom que o negócio trás para as pessoas. Se preciso faça uma lista).

 x - Escreva suas respostas (seja simples e use um vocabulário de fácil compreensão).

 x - Enfim, Pratique! (Pratique até que você possa passar a naturalidade e confiança).
Agora seria legal se você pudesse compartilhar aqui em baixo nos comentários a sua opinião e como ficou o seu discurso.

Esse artigo foi baseado em um similar da Melyssa Griffin.

Como se apresentar com um freelancer ?




Se você está lendo esse artigo creio que já tenha passado por uma situação semelhante a essa:
Você está conhecendo uma pessoa, no shopping ou em praça pública (o local é o de menos). Estão se dando bem, a interação está descontraída e com várias questões bem comuns.... Qual o seu prato favorito? Quais os seus hobbies? Tudo nos conformes até que então surge a tão temida pergunta: - O que você faz?

Xiiii…aí o bicho pega…Você começa a gaguejar, alguns até suam frio. Realmente não é fácil.

A grande questão

Para todo freelance, blogueiro ou microempreendedor independente essa pergunta pode não ser tão simples de responder. Se você assim como eu já passou por várias situações desconfortáveis por não saber ao certo com responder essa pergunta da melhor maneira.

“Sou design freelance”.

“Eu tenho um blog”

“Eu faço trabalhos independentes”

Na maioria das vezes é possível perceber a expressão de dúvida, tipo: “Como assim? ”, “Esse cara só pode ser doido” ou “Ah tá que bom”. Se você não tem um emprego comum como vendedor, garçom ou embalador de supermercado, é provável que a maioria imagine “que diabos é isso mesmo”, isso por que as pessoas não têm noção do que você faz. Mas calma! Nem tudo está perdido. É justamente por isso que eu estou aqui, para lhe mostrar uma estratégia que eu aprendi que deu super certo.

A Solução

Procure ver mais o valor que você passa as pessoas ao invés do nome
 que você criou para se apresentar.
Que tal tentar uma desses da próxima vez:
Ao invés de dizer eu sou um designer freelance, tente: “E ajudo pequenas e médias empresas a construir uma presença consistente, seja na internet ou com material de divulgação.
Ao invés de dizer que é um microempreendedor independente, tente:
“Eu tenho um negócio de roupas focado nas pessoas com uma renda reduzida ou que tem dificuldade de tempo e locomoção”.

Ao invés de dizer que você é um bloqueio, tente: “Eu um site onde ajudo empreendedores e profissionais das mais diversas áreas a se desenvolverem seja profissionalmente ou economicamente”.

O grande segredo é focar apenas no diferencial e como o seu negócio facilita a vida das pessoas. Isso não vai só te deixar marcado na mente de seus novos amigos como vai te dar mais chance de falar ainda mais sobre o seu trabalho e quem sabe o seu novo amigo pode te indicar para uma pessoa que ele conheça que precise dos seus serviços.
Além disso, é preciso usar um vocabulário adequado, para que a pessoa com você está conversando realmente entenda. Não adianta você falar em linguagem técnica tipo WordPress, HTML, taxa de conversão ou qualquer coisa do gênero. Já pensou? Você começa a falar de um assunto desses a pessoas não vai entender nada e você vai ficar mais enrolado ainda. Por isso seja simples, se expresse de maneira clara e fácil de entender.

Pratique!

      Alguém já deve ter lhe dito, “A prática leva a perfeição! ”.... Sim, esse é um ditado que nunca envelhece. Por isso pratique muito, provavelmente ao ler os exemplos acima você deve ter pensado, “hum, vou fazer isso na próxima vez”. Só que simplesmente decorar essas frases não basta para se apresentar e contornar a situação. E sugiro que você guarde alguns minutos do seu dia para essa prática, seja pela manhã, ao dormir ou quem sabe agora mesmo, liste tudo que vai dizer. E empregue por um tempo falando em alto e bom tom, frente ao espelho, de cabeça erguida e com postura até que o discurso se torne natural. Assim da próxima vez em que alguém lhe fizer a tal pergunta, você estará preparado.

Vamos recapitular?

ü     x - Foco no seu valor (pense em tudo de bom que o negócio trás para as pessoas. Se preciso faça uma lista).

 x - Escreva suas respostas (seja simples e use um vocabulário de fácil compreensão).

 x - Enfim, Pratique! (Pratique até que você possa passar a naturalidade e confiança).
Agora seria legal se você pudesse compartilhar aqui em baixo nos comentários a sua opinião e como ficou o seu discurso.

Esse artigo foi baseado em um similar da Melyssa Griffin.

           

Postagem em destaque

Dia do Designer Gráfico

Mais Visitadas