Se você
está lendo esse artigo creio que já tenha passado por uma situação semelhante a
essa:
Você está
conhecendo uma pessoa, no shopping ou em praça pública (o local é o de menos).
Estão se dando bem, a interação está descontraída e com várias questões bem
comuns.... Qual o seu prato favorito? Quais os seus hobbies? Tudo nos conformes
até que então surge a tão temida pergunta: - O que você faz?
Xiiii…aí o
bicho pega…Você começa a gaguejar, alguns até suam frio. Realmente não é fácil.
A grande questão
Para todo freelance,
blogueiro ou microempreendedor independente essa pergunta pode não ser tão
simples de responder. Se você assim como eu já passou por várias situações
desconfortáveis por não saber ao certo com responder essa pergunta da melhor
maneira.
“Sou
design freelance”.
“Eu tenho
um blog”
“Eu faço
trabalhos independentes”
Na maioria
das vezes é possível perceber a expressão de dúvida, tipo: “Como assim? ”, “Esse
cara só pode ser doido” ou “Ah tá que bom”. Se você não tem um emprego comum
como vendedor, garçom ou embalador de supermercado, é provável que a maioria
imagine “que diabos é isso mesmo”, isso por que as pessoas não têm noção do que
você faz. Mas calma! Nem tudo está perdido. É justamente por isso que eu estou
aqui, para lhe mostrar uma estratégia que eu aprendi que deu super certo.
A Solução
Procure ver mais o valor que você passa as pessoas ao invés do nome
que
você criou para se apresentar.
Que tal tentar uma desses da próxima vez:
Ao invés
de dizer eu sou um designer freelance, tente: “E ajudo pequenas e médias
empresas a construir uma presença consistente, seja na internet ou com material
de divulgação.
Ao invés
de dizer que é um microempreendedor independente, tente:
“Eu tenho
um negócio de roupas focado nas pessoas com uma renda reduzida ou que tem dificuldade
de tempo e locomoção”.
Ao invés
de dizer que você é um bloqueio, tente: “Eu um site onde ajudo empreendedores e
profissionais das mais diversas áreas a se desenvolverem seja profissionalmente
ou economicamente”.
O grande segredo é focar apenas no diferencial e como o seu negócio
facilita a vida das pessoas. Isso não vai só te deixar marcado na mente de seus
novos amigos como vai te dar mais chance de falar ainda mais sobre o seu
trabalho e quem sabe o seu novo amigo pode te indicar para uma pessoa que ele
conheça que precise dos seus serviços.
Além disso, é preciso usar um vocabulário adequado, para que a pessoa com
você está conversando realmente entenda. Não adianta você falar em linguagem técnica
tipo WordPress, HTML, taxa de conversão ou qualquer coisa do gênero. Já pensou?
Você começa a falar de um assunto desses a pessoas não vai entender nada e você
vai ficar mais enrolado ainda. Por isso seja simples, se expresse de maneira
clara e fácil de entender.
Pratique!
Alguém já deve ter lhe dito, “A prática leva a perfeição! ”.... Sim, esse
é um ditado que nunca envelhece. Por isso pratique muito, provavelmente ao ler
os exemplos acima você deve ter pensado, “hum, vou fazer isso na próxima vez”.
Só que simplesmente decorar essas frases não basta para se apresentar e
contornar a situação. E sugiro que você guarde alguns minutos do seu dia para
essa prática, seja pela manhã, ao dormir ou quem sabe agora mesmo, liste tudo
que vai dizer. E empregue por um tempo falando em alto e bom tom, frente ao
espelho, de cabeça erguida e com postura até que o discurso se torne natural.
Assim da próxima vez em que alguém lhe fizer a tal pergunta, você estará
preparado.
Vamos
recapitular?
ü x - Foco no seu valor (pense em tudo de bom que o negócio trás para as pessoas. Se preciso
faça uma lista).
x - Escreva suas respostas (seja simples e use um vocabulário de fácil compreensão).
x - Enfim, Pratique! (Pratique até que você possa passar a naturalidade e confiança).
Agora seria
legal se você pudesse compartilhar aqui em baixo nos comentários a sua opinião
e como ficou o seu discurso.